Já pensou em abrir uma locadora de veículos?
A realidade do Brasil está mudando, e comprar já não é a única opção para ter um carro novo à disposição.
As locadoras de veículos têm superado os próprios resultados e hoje tem uma projeção de crescimento fora do comum.
É fato que para a abertura de uma locadora de veículos é necessária uma grande quantidade de investimento, fora que é preciso de muita cautela, planejamento e responsabilidade, até porque trabalhar com esse ramo exige uma maior atenção em manutenções e vigilância, porém é um serviço que dá resultados, sendo um valor que comumente faz valer a pena.
Se surgiu o interesse na abertura, é interessante que você primeiramente realize um plano de negócios, com a ajuda de uma empresa de contabilidade que vai te orientar em relação ao capital inicial que você dispõe e também em relação aos gastos previstos, como imposto, gastos fixos e os financiamentos para ter uma quantidade inicial relativa de carros.
Vale lembrar que são necessários diversos documentos para iniciar uma locadoras de veículos, como um CNPJ, alvará de funcionamento, uma cópia do contrato de locação ou compra e venda. Outro ponto interessante é não esquecer do estacionamento, afinal é preciso de um espaço para que os veículos fiquem no período que não estão sendo alugados, em que esse local seja seguro e principalmente coberto, longe de chuvas e sol que podem danificar os carros. Sem esquecer a importância da localização, sendo o melhor ponto próximo aos aeroportos, por ter um maior fluxo de turistas que certamente precisam de um carro alugado.
Uma equipe também é necessária, o número vai variar com o tamanho da sua frota, contudo é inevitável que precise mecânicos, tendo pelo menos um deles de confiança e que seja exclusivo da locadora, que irá ficar responsável por garantir as manutenções preventivas, realizando checklist e as vistorias. E por fim, faça parcerias e contatos, para dar mais vantagens e atrair clientes.
Veja também: