5 Motivos para sua empresa de Transporte fazer Checklist

5 Motivos para sua empresa de Transporte fazer Checklist

Podemos afirmar que toda operação de transporte requer muita atenção, zelo e planejamento. Alguns segmentos requerem atenção extra, como por exemplo o transporte de alimentos perecíveis, medicamentos, animais vivos, peças que extrapolam o padrão de tamanho e peso, e o transporte de veículos. Vamos listar 5 motivos para sua empresa de Transporte fazer Checklist.

Alguns problemas, pontos de atenção e como resolver ou minimizar alguns deles quando o assunto é transportar carros.

A principal característica no transporte de veículos é o uso do caminhão tipo Cegonha que pode transportar vários veículos simultaneamente.

O que acontece entre a Coleta e a Entrega?

Vamos criar uma linha do tempo entre o momento da remoção (coleta) até a entrega do veículo no destino final:

Pensando no formato de o carro ser novo, onde a empresa de transporte vai até o pátio da montadora.
A empresa de transporte se desloca até o pátio da empresa, pega o romaneio de carga com a lista dos veículos a ser transportados, o motorista prepara a cegonha para iniciar o carregamento, baixando as rampas, organizando as cintas de amarração, faz uma inspeção para conferir se não existe nada nas rampas.

Inicia a checagem do romaneio e faz a separação dos veículos.

Com o máximo de cuidado e higiene entra no carro, liga, e inicia o carregamento da cegonha. O primeiro veículo fica no piso superior da cegonha então o transportador percorre toda rampa até a ponta da cegonha.

Pela legislação nacional, no Brasil existe um comprimento máximo permitido para o caminhão / carreta. Por causa desta legislação a quantidade máxima de veículos a ser transportado é de é 11 veículos de porte pequeno a médio.

Feito o carregamento, o Transportador Cegonheiro faz mais 1 inspeção final verificando se as cintas de amarração estão todas travadas, se não tem nada solto.

Inicia então o deslocamento entre a origem e o destino. Chegando no destino o processo inverso é feito então finalizando a entrega.

Detalhes importantes

Para facilitar a vida do Transportador Cegonheiro, alguns detalhes podem ser seguidos. Por exemplo no processo entre a Coleta e a Entrega, um check-list pode ajudar em muito.

5 Motivos para sua empresa de Transporte fazer Checklist

Como o processo requer muitas ações, algumas podem passar despercebidas e causando algum tipo de prejuízo para as partes envolvidas, ou pior pode acontecer inclusive acidentes que poderiam ser evitados. É neste momento que um bom checklist pode ajudar.

    1. Vistoria 360
      Muita coisa pode acontecer entre os momentos da coleta até a entrega. Como já citado, o caminhão do tipo cegonha é todo aberto, o veículo fica praticamente com a parte exterior toda exposta, e pequenas avarias podem acontecer durante este processo.
      Devido a altura da carreta, e pelo fato do primeiro veículo ficar praticamente logo acima da cabine do cavalo de força, este geralmente sofre pequenos riscos ou amassados. Isso ocorre principalmente nas regiões urbanas, onde há muitas arvores. Mesmo com todo cuidado por parte do transportador, avarias pode acontecer.
      Tanto a empresa de transporte quanto o fabricante podem contratar seguros de pátio, que prevê estes tipos de ocorrências, e caso aconteça algum tipo de sinistro, esta modalidade pode ser acionada.
      No entanto já fica aquela dúvida, em qual momento aconteceu. Com uma vistoria de checklist neste processo, está dúvida pode ser facilmente evitada.
    2. Vistoria em Lote
      A Vistoria em lote agiliza o processo de vistoria permitindo que os 11 carros da carreta, possa conter por exemplo apenas 1 assinatura. Outro facilitador é o uso de templates previamente configurados, tudo fica muito mais rápido, seguro e transparente. No checklist uma quantidade mínima de fotos pode ser padronizada, e se necessário, mais fotos podem ser tiradas para garantir o processo. Caso uma avaria seja identificada ela pode ser anotada na própria foto para facilitar a leitura.
    3. Antes/Depois
      As avarias identificadas podem ser anotadas na própria foto, assim facilita muito o processo de identificação e comparação do antes/depois. No momento da entrega uma nova vistoria é realizada comparando com a vistoria de coleta. Uma cópia desta vistoria pode (opcional) ser enviada por mensagem ou por e-mail para o responsável pelo veículo.
    4. Termos de Aceite
      Estes termos de aceite são contratos utilizados pelas transportadoras isentando de detalhes que independem do processo de entrega. Exemplo partes mecânicas que estejam com algum tipo de defeito, bateria descarregada, partes faltando. Protege também de uma prática que vem ocorrendo com frequência que é de pessoas mal-intencionadas plantarem produtos ilícitos no caminhão e seguir a carga até certo ponto da viagem.
    5. Segurança
      Um aplicativo de checklist e vistoria automotiva vem para trazer mais segurança em todo processo.

Coleta

Protege a empresa que precisa ter o carro transportado, garantindo que o veículo chegue em seu cliente, da forma como saiu do pátio.

Transporte

Protege a empresa de transporte de erros e discrepâncias, pois seu trabalho é apenas transportar o veículo. No momento da coleta o cegonheiro pode tirar fotos do veículo, painel, documentos, cofre do motor, identificar a marca da bateria, dos pneus, conferir acessórios, macaco, triangulo, estepe. Confere a quilometragem e até o nível de combustível.

Entrega

Protege o cliente destinatário, pois ele recebe uma cópia imutável da vistoria no momento da coleta, e confere com a vistoria de entrega. Todo processo fica registrado e pode ser solicitado a qualquer momento por um prazo de até 12 meses.

Por esses motivos, o processo de vistoria e checklist é indispensável tanto para empresas de transporte, quanto para todos envolvidos na logística do processo. O app VEXSOFT possui essas funções além de muitas outras que podem ser conferidas agora mesmo.

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