Inovação: Transferências de veículos agora podem ser digital

Inovação: Transferências de veículos agora podem ser digital

Com o tempo, aquilo de você ter que ir até um banco pagar as contas, ou até mesmo ir a um cartório passar algo para o nome de alguém vem se tornando obsoleto, já que principalmente com a pandemia a era digital vem tomando conta de todo o espaço. Exemplo disso foi a implantação da CNH digital, que se tratava de algo muito mais burocrático, bem como as transferências de veículos, que no momento passaram a ser digitais.

Portanto, com essa nova inovação aquele processo todo de ir até um cartório reconhecer firma e somente após isso fazer a transferência do automóvel, não será mais necessária. Agora basta o dono do veículo assinar digitalmente uma autorização de transferência, sendo tudo feito pela Carteira Digital de Trânsito.

Porém vale ressaltar que esse novo formato somente se aplica a veículos que tenham a carteira digital, ou seja, veículos que foram adquiridos de janeiro de 2021 em diante, e também apenas para venda de veículos de pessoa física para estabelecimentos comerciais registrados no Renave.

Mas afinal, como vai funcionar tudo isso?

Primeiramente o estabelecimento vai notificar através do Renave que uma pessoa quer transferir um veículo, após isso o proprietário vai ficar sabendo por meio de uma notificação em seu celular, onde ele será levado até o site gov.br em que vai verificar sua ID digital, depois de assinar eletronicamente o ATPV-e, a propriedade já será transferida.

O objetivo do Denatran é facilitar a vida do cidadão brasileiro. Disse Frederico Carneiro, o diretor-geral do Denatran.

Se interessou pela ideia? Não se esqueça de antes fazer um checklist do seu carro e uma vistoria no nosso aplicativo Vexsoft, para aí sim colocá- lo à venda.

Referências:

Usadosbr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *