Como fazer vistoria no aplicativo

Como fazer vistoria no aplicativo

Pare as vistorias no papel e prancheta agora mesmo, pois hoje no mercado existem formas de fazer vistoria no aplicativo de vistoria digital que permite customizar questionários de uma forma fácil e intuitiva.

Sua vistoria pode ser realizada diretamente no aplicativo, preenchendo os questionários, tirando fotos e marcando os detalhes e avarias, tudo diretamente na tela do celular, sem contar ainda que até a assinatura pode ser feita diretamente no aplicativo que ainda envia uma cópia da vistoria para seu cliente por e-mail ou pelo WhatsApp.

No modelo de vistoria preenchendo um formulário de papel, o vistoriador preenche os dados assinalando os pontos de interesse em uma folha de papel impresso, ou de um talão. Depois de preencher tudo, o vistoriador então tira fotos do veículo ou equipamento.

Este modelo pode sim ser muito bom, se a empresa for extremamente organizada e metódica. Mas mesmo assim ainda existem alguns problemas, pois as imagens podem se perder durante o processo de montagem do dossiê, ou ainda pior, elas podem ser manipuladas durante o processo de uma forma que pareça estar tudo ok, não batendo com a realidade.

Outro detalhe da vistoria manual é a quantidade de dados gerados. Como sabemos os Smartphones novos estão com as câmeras cada vez melhores e com mais capacidade de MegaPixel o que acaba gerando arquivo de imagem cada vez maiores. Agora imagina fazer uma vistoria detalhada em que a quantidade de fotos passe de 50/60 imagens. Facilmente vai passar de 300/400 MB para 1 vistoria.

Vistoria no aplicativo

Um aplicativo de vistoria validado pelo mercado e recomendado entre os usuários permite fazer todo este processo de uma única vez. Mas como fazer vistoria no aplicativo? Com um modelo de questionário que permite customizar de acordo com o tipo de equipamento que sua empresa ou negócio trabalha, por exemplo, se sua empresa é uma locadora de veículos do tipo Rent A Car, o modelo de questionário vai trazer perguntas relacionadas ao seu tipo de negócio, como vistorias de carros de passeio.

Se seu negócio é locação Fleet do tipo B2B, o questionário além de carro de passeio pode trazer ainda utilitários, e pick-ups. Pode ser ainda tratores, maquinas agrícolas, caminhão, carreta, plataforma elevatória, truck, caçamba, roçadeira, colheitadeiras, munk, guincho, plataforma de transporte, barco, jet-ski, equipamentos de sondagem de solo entre muitos outros mais.

E como fazer vistoria no aplicativo se onde devo fazer a vistoria não tem internet? Não tem problema pois existem aplicativos de vistoria que tem seu funcionamento off-line. Isso mesmo você faz todo processo de checklist e quando estive próximo a uma conexão de internet você envia para processamento.

E em celulares mais antigos e com pouca memória vai ficar muito demorado para fazer uma vistoria no aplicativo? A maioria dos aplicativos são bastante leves e práticos, feito para seu usado por qualquer pessoa com um Smartphone Android.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *