Você já pensou em abrir uma locadora de veículos?
É fato que para a abertura de uma locadora de veículos o investimento é muito alto, além do montante de em capital é de suma importância um planejamento de abertura de empresa combinado com pesquisa de mercado. O atendimento e a oferta de veículos para locação exige uma maior atenção na manutenções e zelo, pois evita a depreciação acelerada do patrimônio ativo, no caso os veículos.
Na elaboração do plano de negócio é primordial o acompanhamento de profissional tributário desde do início do planejamento de abertura da locadora, perante os órgãos competentes e até mesmo em busca de recursos financeiros. Com a colaboração de um contador em relação ao capital inicial que o empreendedor está disposto a empreender, provisionamento dos custos fixos, financiamentos para aquisição de uma frota de veículos, além da instalação física e elaboração de processos.
A implantação de novas tecnologias é maior diferencial nas locadoras. A tecnologia acelera todo processo desde da reserva do veículo para a celebração do contrato de locação até a entrega e devolução do veículo ao cliente. Em especial o checklist digital de entrega e coleta durante o contrato de locação. Com a vistoria a locadora tem toda evidência para cobrança de reembolso. Na maioria das locações sem a falta de vistoria, a locadora fica com prejuízo por não identificar as avarias e ganho liquido com locação é inferior ao valor da avaria, por isso essencial a vistoria.
O segmento de locação de veículo está atraindo vários empreendedores e grupos de investimentos, tendo em vista, o aumento da procura na locação de veículos na modalidade carro por assinatura com contratos de duração de 12, 24 e até 36 meses. Também há outro fator que está colaborando para procura de veículos nas locadoras, há uma crescente demanda dos brasileiros venderem seu veículo próprio e solicitando mais serviço por mobilidade nos aplicativos de transporte privado.
Referências: