Sandbox: Um novo centro de testes de tecnologias para a mobilidade

Sandbox: Um novo centro de testes de tecnologias para a mobilidade

Uma sandbox trata-se de um local para experimentação de recursos de mobilidades e tecnologias relacionadas, que ficará dentro do Parque Tecnológico em São José dos Campos, São Paulo. Lá servirá para fazer testes de empresas e startups, tendo já alguns parceiros como as consultorias Necta e SPin Soluções Públicas.

O uso das sandbox já ocorre em outros lugares do Brasil, porém Doria, governador de São Paulo, afirma que o de São José dos Campos será extraordinário, já que está sendo realizado a nível estadual.

Esse espaço é onde empresas, universidades e startups podem testar novidades tecnológicas, sem preocupação com regulamentação, sendo assim influenciando na inovação de futuras tecnologias, como faróis inteligentes, carros autônomos e entre outros, com o objetivo de estimular as smart cities.

No nosso país, os sandboxes foram legalizados pelo Artigo 2° da Lei Complementar Federal n. º 182/21. O artigo define o texto como “conjunto de condições especiais simplificadas para que as pessoas jurídicas participantes possam receber autorização temporária dos órgãos ou das entidades com competência de regulamentação setorial para desenvolver modelos de negócios inovadores e testar técnicas e tecnologias experimentai”, sendo assim o coordenador do Programa Cidades Inteligentes do estado, Igor Cunha enfatiza que com os sandboxes o conceito de cidade inteligente está sendo elevado em São Paulo.

Portanto, é uma inovação e tanto para somar com as demais tecnologias já lançadas, como no meio automobilístico, as motos e carros elétricos.

 

Referências:

AutomotiveBusiness

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *