Dicas para manter a vida útil do câmbio automático

Uma dúvida muito comum atualmente com o aumento na compra de carros automáticos, é saber como manter a vida útil do câmbio.
Já que infelizmente é bem comum alguns defeitos como acender a luz de anomalia do câmbio, não mudar de marchas, patinar, aparecer vazamentos até trancos.
Para evitar esses problemas, quem está dirigindo um carro com câmbio automático precisa se atentar a alguns detalhes que podem fazer diferença na durabilidade do sistema.
1 – Na hora de estacionar
Evite sobrecarregar o câmbio com o peso do veículo. Ao estacionar, coloque no ponto NEUTRO “N”, puxe o freio estacionamento/freio de mão e só então coloque na posição PARKING “P”.
2 – Cuidado quando forem rebocar seu carro
Se quebrou, não pega ou fica sem bateria. Assim como um carro manual, a caixa de câmbio deve estar em ponto morto.
3 – Em caso de longas descidas
Não ultilize a marcha “D” e muito menos a “N”, já que o carro pode acabar ganhando muita velocidade ou o motor pode ficar sem lubrificação. Sendo assim, sempre utilize a posição “2” segunda marcha ou “3” terceira marcha.
4 – Cuidado quando for dar ré
Jamais engate a marcha ré “R” enquanto o veículo ainda estiver em movimento. Pare totalmente o carro, pressione o botão de travamento da alavanca e só depois disso coloque em “R”.
5 – Paradas bruscas
Enquanto estiver em movimento, não engate o “P”, pois o tranco pode prejudicar o sistema de transmissão do seu carro e pode ocorrer um acidente de trânsito.
Seguindo essas dicas, a vida útil do seu carro automático vai melhorar bastante e a chances de estragar seu cambio mais rápido, vão diminuir. Mas lembre-se é sempre importante fazer manutenções do seu carro ao longo do ano, para que não ocorra imprevistos.
Fonte: PATROCAR