Custo dos alimentos no Brasil tem influência do transporte

Custo dos alimentos no Brasil tem influência do transporte

Atualmente, o custo do transporte das commodities é o que mais influencia no seu preço final. Podendo ser percebido principalmente após um levantamento feito pelo Movimento Pró-Logística, em 2019 na Argentina, demonstrou que o custo para levar uma tonelada de grãos até a China era de US$ 57, nos Estados Unidos US$56, enquanto no Brasil chegava a US$110.

O nosso país depende muito das rodovias. Foi estimado que 62% do transporte de cargas seja rodoviário, dando um aumento ao custo. Esse valor aumenta, devido à falta de investimento nas estradas, afinal existe um risco maior de acidentes, é necessário sempre fazer manutenções, o tempo é mais demorado, entre outros pontos que ajudam no aumento.

Existe duas alternativas muito boas que podem ajudar a diminuir esse número alto de transporte de cargas no meio rodoviário, como as novas ferrovias em que o governo já recebeu diversos pedidos de construções de novas ferrovias em que segundo o Ministério da Infraestrutura As novas ferrovias devem abranger 3,3 mil quilômetros de trilhos, em nove Estados. O investimento previsto é de R$ 53 bilhões”.

Outra alternativa que é mais usada são os transportes hidroviários, porém infelizmente é um setor que está passando por problemas. Já que devido à seca que vem ocorrendo na região sudeste, a bacia do Rio Paraná vem sendo afetada, acarretando uma diminuição do volume e consequentemente o aumento no preço do transporte por esse meio.

Sendo assim, tendo a necessidade de manter a agua nos reservatórios os responsáveis pela hidrovia alertaram que até o final do mês provavelmente não haveria mais condições para continuar ocorrendo transportes por lá, causando uma crise hídrica. Portanto, está sendo esperado um programa chamado de “BR do Mar”, mudando as leis, aumentando a concorrência e assim tendo uma melhor estrutura para aguentar as crises.

 

Referências:

Canal Agro

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