Aprovado a regulamentação de veículos para pessoas com deficiência
A CAE, associação de Assuntos Econômicos, aprovou no dia 30 de novembro um projeto sobre a regulamentação de veículos para pessoas com deficiência.
Essa proposta foi enviada para a Comissão de Direitos Humanos, onde vai receber uma decisão, se será implementada ou não.
A princípio, a determinação feita pelo senador Paulo Paim era de que os veículos adaptados tivessem um comando manual de acelerador, porém seguindo a norma vigente.
Era imposto um comando manual desnecessário que seria o de embreagem, esquecendo o importante que seria o de acelerador
De acordo com as emendas de Veneziano, as locadoras de veículos serão obrigadas a oferecer um veículo adaptado para uso de pessoas com deficiência.
Sendo assim, a cada conjunto de 20 veículos de sua frota, no formato do regulamento.
O texto de Paim determinava que os comandos manuais obrigatórios nos veículos adaptados oferecidos pelas locadoras de veículos fossem de freio e de acelerador.
“Se, por um lado, é importante garantir a oferta de veículos acessíveis, também é verdadeiro que pessoas com deficiências distintas precisam de adaptações diferentes, disse o Veneziano
No entanto, a multiplicidade de adaptações possíveis e a eventual necessidade de combiná-las entre si torna praticamente impossível à lei descrever um veículo que seja adaptado a vários tipos de deficiência.
Também, afirma Veneziano, “o rápido avanço tecnológico no setor automotivo arrisca tornar essa correção proposta por Paim obsoleta em alguns anos”.
Já que os carros elétricos (que são o futuro do setor) em geral dispensam por completo a própria caixa de câmbio.
Portanto, é interessante deixar essas pequenas tecnologias em constante evolução e com um necessário detalhamento.
E assim, garantir a regulamentação de veículos para pessoas com deficiência.
Gostou? Quer conhecer nosso aplicativo? Entre nas nossas redes sociais ou em contato pelo nosso WhatsApp.
Referências: