Frota própria ou terceirizada

Frota própria ou terceirizada

A empresa começa a crescer, e existe uma demanda por uso de veículos.

Então chega o momento de analisar se vale a pena optar por uma frota própria, onde a empresa adquire os veículos, ou uma frota terceirizada, onde a empresa loca os veículos.

Veja as vantagens e desvantagens de fazer a gestão de uma frota, ou terceirizar este serviço.

Está dúvida é bastante corriqueira entre os gestores de empresas, e não é uma ciência exata, o que vou listar aqui não é regra, e pode sim haver casos em que é mais vantagem optar por uma frota própria, e outros que é melhor optar pela terceirização.

Gestão de Frota Própria

Neste modelo, a empresa adquire os veículos necessários para o bom funcionamento da empresa, bem como faz a gestão dos processos operacionais, planos de manutenção e logística.

O lado positivo deste modelo:

  • Agilidade — Como a tomada de decisão é interna, geralmente este processo é mais rápido.
  • Patrimônio — Os veículos adquiridos pela empresa são incluídos no ativo da empresa.
  • Contratação — Motoristas e gestores são selecionados e contratados pela empresa.

O lado negativo de ter uma frota própria:

  • Manutenção— Plano de manutenção dos veículos
  • Efetivo — mesmo 1 ou 1000 veículos, a empresa deverá eleger um responsável pela gestão / agendamento das manutenções dos veículos.
  • Treinamento — Treinamento para equipe e motoristas.
  • Depreciação — Apesar das vantagens no momento da aquisição pelo fato de ser um veículo de frota, um plano de depreciação deve ser criado, para que no final do processo a despesa não seja maior do que o benefício.
  • Taxas — Impostos, transferência, seguro e multas são gerenciados pela empresa.

Frota Terceirizada

Quando falo em frota terceirizada aqui estou falando de terceirizar os veículos e pessoal responsável pela gestão desta frota. No entanto ainda é possível fazer a terceirização um pouco mais ampla, também com os motoristas, neste caso se eximindo do custo de tempo e dinheiro com a seleção e contratação, encargos trabalhistas, férias 13º entre outros.

Com a frota terceirizada, a empresa não tem surpresas, pois o valor está fechado com o fornecedor, e seus custos são bastante previsíveis.

O lado positivo deste modelo é:

  • Disponibilidade— Em caso de quebra, ou manutenção programada, o veículo é substituído por um similar, neste caso a operação não fica prejudicada.
  • Orçamento — Com o processo de contratação finalizado, sua empresa sabe quanto vai custar a operação.
  • Frota nova — Frota sempre nova e renovada.
  • Previsão — Assim como na manutenção, quando a frota é terceirizada, o valor de taxas, impostos e seguros estão embutidos no valor contratado, e são diluídos na mensalidade.

O lado negativo de ter uma frota terceirizada:

  • Decisão— O poder de decisão do gestor é reduzido, e mudanças (caso seja necessário) são mais lentas e burocráticas.

Independente do modelo escolhido pela empresa, em ambos os modelos é essencial que seja feito uma gestão dos utilizadores dos veículos.

Pois com esta prática é possível identificar avarias, e apontar os utilizadores quem avariou o veículo, e qual o montante da avaria, identificar condutores para apresentação de multas e infrações, manter a integridade geral do veículo contra fraudes por parte dos utilizadores, como troca de pneu, bateria, acessórios do veículo, entre outros.

Quer um checklist para iniciar este processo em sua empresa? Nós temos um aqui para você baixar e começar a usar!

Clique aqui para baixar seu checklist inteiramente grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *