Por que adotar checklist nas vistorias de frotas?
A cada dia mais, a produtividade no ambiente de trabalho tem saído do controle dos empresários e funcionários, e isso afeta diretamente nos resultados da empresa, já que sempre é melhor conseguir fazer mais em menos tempo, com menos recursos e com mais eficiência.
Toda empresa quer melhorar resultados e usar mão de obra corretamente. A organização e a padronização são aliados que facilitam o trabalho dos colaboradores, dando estímulo para trabalharem melhor e simplificando aquilo que atrasa ou causa problemas em suas funções.
Para alcançar um melhor desempenho em suas vistorias disponibilizamos um modelo de checklist a ser utilizado no controle dos carros de sua empresa. Mas antes de já começar a colocar em prática, você precisa saber tudo sobre essa implementação.
1 — Para que implementar o checklist em suas vistorias?
Um checklist é implementado para organizar e facilitar seu trabalho. Através da padronização proporcionada pelo checklist sempre que for necessário consultar alguma informação, além de reduzir prejuízos em vistorias por falta de documentos que comprovem a situação do veículo.
Os documentos padronizados trazem facilidade à empresa e ao armazenamento de informações, sempre tendo como garantir a realização das vistorias e segurança nas informações.
2 — Quais vantagens terei na implementação?
Com a maior organização proporcionada pelo controle através da vistorias, o controle do tempo aumenta, evitando o seu desperdício à procura de objetos, e-mails ou documentos que podem ficar perdidos no meio da desorganização. O checklist visa padronizar as tarefas, o que será muito bom para a empresa a médio/longo prazo.
Com linguagem simples e objetiva, facilitará o trabalho do vistoriador que não precisará recorrer apenas a sua memória para vistoriar o carro. A facilidade de verificação dos componentes do carro e o foco nos itens relevantes trarão praticidade e rapidez ao processo de vistorias.
3 — Como implementar?
Esse checklist está ligado diretamente aos vistoriadores, então será necessário ensiná-los a usar a ferramenta mostrando como ela facilitará seu trabalho e dará uma segurança a suas vistorias.
Também é importante frisar que ele não precisará mais desperdiçar tempo procurando informações que não estão salvas em lugar algum, com o checklist e seu armazenamento adequado tudo será de mais fácil acesso. Mesmo sendo uma mudança drástica em seu processo de vistorias é preciso deixar claro que é algo para a melhora do trabalho dos vistoriadores.
4 — E depois de implementar o checklist?
Mesmo tendo implementado o checklist, será necessário ter essas informações guardadas em algum local, para ter uma visão completa de sua frota. A melhores opções para o armazenamento é o controle através de planilhas no Excel, o que é a opção mais difícil. Ou a adoção da opção mais fácil, um checklist digital que simplificará todo esse processo.
No checklist digital, como o Vexsoft, é possível customizar seus campos para cada tipo de veículo, além de armazenar toda as informações no próprio sistema dando acesso à informações referentes ao veículo, vistoriador, placa, entre outras informações em um só clique. Também trás relatórios de suas vistorias, informe de avarias diretamente na foto, visualização da vistoria em PDF e API de integração, facilitando muito seu trabalho.
Para ter acesso à seu e-book do checklist, basta Clique aqui.
Para saber mais sobre checklist digital clique aqui5 razões para você adotar um checklist automotivo digital.