Locação: placas de minas gerais são as mais comuns
Desde a mudança no formato das placas, ficou mais difícil de notar na hora de locar um carro, mas basta conferir no aplicativo e ver como é comum as placas serem de Minas Gerais.
Segundo a Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), em novembro, 64,21% da frota de 1.070.000 automóveis para aluguel foram de veículos emplacados em Minas.
Sendo esse percentual bastante superior ao de veículos pertencentes a locadoras com registro em São Paulo (11,04%), no Paraná (6,5%), no Rio Grande do Sul (1,86%) e em Pernambuco (1,84%).
Mas afinal, por que Minas Gerais?
De acordo com a Secretaria da Fazenda de Minas, é cobrado de alíquota apenas 1% do IPVA para as locadoras.
Mostrando assim uma ótima opção para o aumento de frotas na região.
“Minas não possui o IPVA mais barato do País para locadoras – o Rio de Janeiro tem a menor alíquota, que é de 0,5%”, disse Paulo Miguel Junior, presidente da Abla.
Segundo o executivo, o governo mineiro está em vantagem por oferecer diferenciais mais vantajosos do que a alíquota de 1%.
O Detran-MG [Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais), por exemplo, oferece taxas menores para emplacamento, licenciamento e documentação.
Sem esquecer também que as duas maiores empresas do setor, Localiza e Unidas estão localizadas em Belo Horizonte (MG).
Também existe uma diferença no tempo de emplacamento, já que em minas não exige a vistoria em carros zero km, já em outros estados o tempo para essa função pode variar entre 3 a 20 dias.
Com base nisso, está sendo procurado formas de atrair os registros de carros de locadoras para São Paulo também.
Já que mesmo com a queda nos valores do IPVA de São Paulo, o estado continua em desvantagem com Minas.
Sendo assim, é possível perceber que o principal motivo de ser comum as placas serem de Minas Gerais é o valor e o tempo para isso.
Referência: