Locadoras retomando atividades
Até o início da pandemia, o mercado de locação para motorista de aplicativos, estava crescendo mês a mês.
Com a pandemia de Corona Vírus, e a parada quase que total do país, houve um recorde de devolução de veículos, fazendo com que muitas empresas do setor interrompesse a operação.
Segundo a ABLA — Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis, durante a pandemia, cerca de 90% da frota de veículos utilizados por motorista de aplicativo com Uber, 99 e Cabify, estava parado. E mais de 80% dos veículos foram devolvidos as locadoras, fazendo com que seus pátios ficassem abarrotados de veículos.
No brasil existia aproximadamente 11.000 empresas ligadas ao setor de locação, com uma frota de quase 1.000.000 de veículos.
Com a retomada das atividades o setor se vê bastante confiante, pois o número de locações vem aumentando gradativamente com a retomada das atividades.
O número de motoristas de aplicativo, neste mês de Setembro de 2020 aumentou em todo brasil fazendo com que as locadoras voltassem a ter um ritmo sustentável.
A expectativa é que com o aumento da flexibilização e retomada das atividades, os motoristas venham a crescer novamente, fazendo com que o número de locações volte a crescer. Segundo a ABLA este movimento vai acontecer porque as pessoas estão evitando a aglomeração dos transportes coletivos.
Uma série de medidas foi imposta aos motoristas e usuários de transporte por aplicativo, como protocolos para higienização, uso de máscara entre outros.
De acordo com a ABLA 1 em cada 4 carros em uso no país por motoristas de aplicativo é alugado, e a expectativa é que o número de veículos locados aumente nos próximos meses.